terça-feira, 26 de agosto de 2008

Panda-Gigante

Panda-Gigante



Nome vulgar: Panda Gigante

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Ursidae

Nome científico: Ailuropoda melanoleuca

Nome inglês: Panda

Distribuição: Sul da China

Habitat: Florestas de bambu da região montanhosa da China.

Hábitos: Alimentam-se quase que exclusivamente de folhas tenras e rebentos de bambu.

Comprimento: até 1,5 m

Peso: até 160 kg

Época reprodutiva: o acasalamento ocorre na Primavera e no Inverno nascem dois filhotes

Gestação: 7 a 9 meses

Nº de filhotes: 2

Peso dos filhotes: 2 kg

Alimentação na natureza: quase exclusivamente de folhas tenras e rebentos de bambus. O pouco valor alimentício do bambu obriga-os a comer o dia inteiro. Algumas vezes pegam um peixe ou um pequeno mamífero.
Causas da extinção: Hoje existem apenas 1.000 desses animais no mundo, vivendo em reservas florestais ou cativeiros. A devastação das florestas asiáticas, a lenta reprodução do bambu (a sua base alimentar), o excesso de burocracia, ineficiência e a caça voraz colocaram o panda sob sério risco de extinção. Dificultando ainda mais a preservação da espécie, a sua capacidade de procriar é mínima.
Eles não hibernam e passam o Verão nos altos planaltos do Tibete oriental.
As fêmeas têm um único período fértil por ano e a cada gravidez elas conseguem gerar apenas dois filhotes, que estão sujeitos a acidentes fatais quando ainda pequenos. Não é raro a mãe sufocar o filho por excesso de carinho, ou então esmagá-lo ao adormecer distraidamente sobre ele. Ao nascer, o panda mede somente 10 centímetros e pesa menos de 100 gramas.
Embora tenha um sistema digestivo preparado para o consumo de carne, o panda alimenta-se exclusivamente das folhas e do talo do bambu, ficando até 14 horas seguidas sentado, consumindo de 12 a 14 kg da planta. Talvez por isso a espécie tenha uma existência solitária, reunindo-se em grupos ocasionalmente ou no período de fertilidade das fêmeas, que se estende por apenas três dias. Vivem sozinhos, abrigados em buracos de árvores ou em fendas de rochas. O panda tornou-se o símbolo das espécies ameaçadas e o emblema da Fundação Mundial de Vida Selvagem.

Informação tirada do saite:

http://www.minerva.uevora.pt/stclara/pp04-05/alun2c/a5/jornal/panda.htm


Sem comentários: